Stand BH pelo Parto Normal

PARTICIPE do Stand como voluntária(o)
Minascentro - 03 a 08/11/2015


Como já é de costume, em todas as edições da Feira da Gestante que acontece no Minascentro trabalhamos voluntariamente no Stand do Movimento BH pelo Parto Normal.

É muito importante a participação do maior número de mulheres, mães, famílias, pessoas interessadas para divulgarmos as boas práticas no atendimento ao parto normal, os benefícios do parto natural e desmistificar o que toda nossa cultura prega. A feira é uma oportunidade incrível, é o lugar com maior número de gestantes por metro quadrado (em média 8000 gestantes). Lá já encontramos muitas mulheres que queriam parir mas não sabiam da realidade obstétrica brasileira e muito menos como buscar por um bom parto.

Pra participar como voluntária(o) do Stand basta ter disponibilidade, vontade de ouvir e orientar da melhor forma possível. Entregar folhetos, mostrar vídeos, indicar os grupos de apoio presenciais, o grupo de discussão virtual http://br.groups.yahoo.com/group/partoativobh/. Mesmo quem se considera inexperiente no assunto pode ajudar muito as gestantes indicando ao menos o caminho das pedras. Mulheres que pariram são ótimas para dar seus relatos, levar seus bebês no sling, amamentarem. Enfim, mostrar uma nova abordagem!

  • Preencha seus dados e disponibilidade (que pode ser alterada por você a qualquer tempo), o quanto antes no link: http://goo.gl/WO3aVf
    •  Os turnos são de 2h, mas você pode participar de quantos puder/quiser. É melhor ir uma horinha apenas do que não ir. É importante ter pelo menos uma de nós em toda escala.
    • Quando for preencher o doodle, escreva na frente no seu nome 'Ishtar', para as outras participantes do grupo que forem preencher a escala identificarem onde já tem uma de nós.
As mulheres e famílias de BH agradecem sua participação!




ORIENTAÇÕES PARA VOLUNTÁRIAS
FEIRA DE GESTANTE 2015 - BH PELO PARTO NORMAL


1. Dúvidas: Entrar em contato com:
Comissão Perinatal: 3277 5053
Sônia Lansky: 8797 1924

2. É necessário assinar a lista de presença no estande que está no caderno do BH pelo Parto Normal especificando horário de entrada e saída, para fins de responsabilização sob os materiais do estande e para emissão de certificado.

3. Evitar distribuir Cartilha da Gestante (Capa igual ao folder, no entanto é completa com dados de acompanhamento de pré-natal). Distribuir apenas para as gestantes que estiverem com grande interesse, e não tiverem recebido no pré-natal;

4. Abordar as mulheres que passarem pelo estande, convidá-las para entrar:

Sugestões de abordagem:

  • a. Logo na abordagem, se apresentar como representante da Secretaria Municipal de Saúde para afastar qualquer ideia de serviço privado.
  • b. Distribuir o folder do BH pelo parto normal para o maior número possível de mulheres e conversar sobre o conteúdo do folder. Fazer isso em frente ao estande e circulando para um corpo a corpo com as gestantes nos outros espaços da feira. Fazer rodízio de pessoas para circular pela feira. ATENÇÃO: NÃO DEIXAR ESTANDE SEM RESPONSÁVEL. Os materiais educativos de ONGs, escolas (UFMG e PUC), e serviços do SUS (ex: maternidades) também poderão ser distribuídos.
  • c. Você já se informou sobre o momento do parto?
  • d. Já planejou o seu parto?
  • e. Conhece o Plano de Parto?
  • f. Já conversou no pré-natal sobre o parto?
  • g. Quais os benefícios do parto normal para a mulher e criança? Vantagens e mitos sobre as vias de parto.
5. Manter a exibição de vídeos continuamente tanto para atrair a atenção das pessoas que passam no corredor, quanto para atender as pessoas interessadas. Ter o cuidado de variar os vídeos, sem deixar que um vídeo passe repetidamente.

- Não é permitido nenhuma divulgação de serviços particulares (Médico, enfermagem, doulas, maternidades, serviços de aleitamento), e/ou indicação no estande do BH pelo Parto Normal;

- Ao final do dia, guardar os materiais no armário, trancar e guardar a chave no local especificado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário