#NasceLeonina



Estamos firmes na campanha pela abertura da Maternidade Leonina Leonor Ribeiro. Há mais de seis anos pronta para funcionamento, no 2º e 3º andares da UPA de Venda Nova, onde funcionou o antigo Hospital Dom Bosco recebeu esse nome em homenagem a uma antiga parteira da região. Custou 2,2 milhões de reais, tinha previsão de inauguração para junho de 2009 e nunca foi aberta.

Com capacidade para atender mais de 200 partos por mês, possui 6 (seis) quartos PPP (pré-parto, parto e pós- parto) com banheira e portanto tem todo potencial para que nela seja implantado o modelo de assistência ao parto que tanto queremos e precisamos que seja realidade em todas as maternidades do país. Para funcionar de acordo com o modelo humanizado de assistência ao parto, que vai muito além de uma ambiência adequada, precisamos que a gestão e os profissionais sejam verdadeiramente alinhados e comprometidos como esse paradigma: protagonismo da mulher/família, direito à privacidade, ao acompanhante, a não separação de mãe e bebê, boas práticas baseadas nas melhores evidências científicas e recomendações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Com uma assistência nestes moldes, com enfermeiras obstetras com autonomia e doulas em todos os plantões, certamente teremos excelentes indicadores perinatais.

Toda essa estrutura está (ou estava há 6 anos) prontinha para oferecer um serviço público, digno, como é de direito de todas nós e está apodrecendo. Não há justificativa para que um ambiente que custou caro ao contribuinte e pode oferecer bons serviços à população da cidade não seja colocado em funcionamento. Ou pior, que seja transformado em outro tipo de instituição, como declarou a Assessoria de Comunicação: “SMSA e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão em entendimento para definição da melhor utilização do espaço dessa obra com o objetivo de atender a real necessidade da população”.

Podemos admitir isso? Queremos e precisamos que esse espaço abra e funcione de forma adequada o mais urgente possível. Por isso, convidamos todos para participarem da campanha Nasce Leonina para juntos encontrarmos uma forma de viabilizar o 'nascimento' da Leonina Leonor.

Multiplique essa causa:
  • Visite, curta e convide seus amigos para visitarem a fanpage: https://www.facebook.com/nasceleonina 
  • Participe da campanha: Publique você também a sua foto para dar visibilidade ao nosso pleito. Vamos encher a internet com fotos de mulheres segurando cartazes com mensagens para o prefeito e a hastag #nasceleonina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário